terça-feira, 25 de outubro de 2016

Procon detecta contaminação de hambúrgueres em duas redes de fast-food

Publicidade
Publicidade
Em ação conjunta realizada nas cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro, o Procon Carioca, Procon Santa Catarina e a Proteste Associação de Consumidores descobriram problemas nos hambúrgueres de carne bovina servidas nas redes de fast-food Habib’s e Giraffas.

No caso da primeira, foram encontradas bactérias conhecidas como coliformes termotolerantes em quantidade 100 vezes maior do que o limite permitido pela legislação brasileira. A presença dessa bactéria indica que houve falha na higienização de equipamentos, utensílios ou nas mãos dos atendentes; a ingestão do alimento pode desencadear problemas gastrointestinais, segundo comunicado do Procon Carioca.

Em comunicado à imprensa, o Habib’s esclareceu que o problema com o hambúrguer aconteceu em uma unidade franqueada do Rio de Janeiro, além de que a rede “mantém o mais rigoroso processo de qualidade de seus alimentos”. “Assim que tomou ciência dos fatos, [o Habib’s] destacou uma equipe dedicada à averiguação dos mesmos para tomada de todas as providências cabíveis ao fato”, continuou a rede.

Já no caso do Giraffas, foi encontrada a presença de carnes de frango e de porco misturadas à carne bovina sem informar os consumidores – algo que deveria ser feito, já que a carne suína pode causar reações alérgicas a alguns consumidores.

A Proteste afirma que não é possível identificar o percentual da presença de cada espécie animal no alimento e, por isso, não se pode afirmar se é o caso de uma fraude econômica, quando o estabelecimento utiliza matéria-prima mais barata para compor um produto.

A ação avaliou 42 amostras de hambúrgueres congeladas em 12 lojas de fast-food nas duas cidades. As redes de fast-food analisadas e seus respectivos lanches foram o McDonald’s (Big Mac), Bob’s (Big Bog), Burguer King (Big King), Giraffas (Duplo X), Habib’s (Bib’s Burger) e Subway (Steak Churrasco).


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Novidades - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo